Referência em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Seja Bem-vindo a CIALI

Ciali Explica - Será que comemos papelão na salsicha?

Para inalgurar esse novo quadro quinzenal viemos com a ajuda da Cici te explicar algumas verdades. Se você também é daqueles que acredita que a salsicha é feita com papel, papelão, jornal ou derivados, vem com a CiAli descobrir o que é a salsicha com celulose e acabar com esse mito!

        A indústria alimentícia, bem como o mundo, vem se esforçando para tornar a alimentação populacional cada dia mais saudável, seguindo esse raciocínio, houveram grandes avanços em relação à nanoestruturação de óleos líquidos e gorduras funcionais afim de reduzir o consumo de gorduras saturadas. O primeiro desafio surgiu em relação a textura, pois alimentos como sorvete, queijo, produtos à base de carne, molhos para salada e muitos outros, requerem gorduras saturadas para conferirem estrutura e textura. 



                    
           O polímero etilcelulose é derivado da celulose, um componente estrutural polissacarídeo encontrado nas paredes celulares das plantas e o polímero mais abundante na Terra, este fato, entre outros, propiciou pesquisas de estruturação entre este polímero com óleos vegetais. Os primeiros estudos foram feitos na Universidade de Guelph, no Canadá, e após testes com alguns tipos de óleos vegetais, identificaram o óleo de canola como o ideal para uma mistura que não interferiria no sabor e nem na textura do produto final.

          Com essa mistura, foi possível substituir até 65% das gorduras saturadas presentes na salsicha, tornando o produto mais saudável. Para entender mais a fundo sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nessa área, disponibilizamos um artigo cientifico bem completo e também uma reportagem da revista Superinteressante.

Fonte: https://atrium2.lib.uoguelph.ca/xmlui/bitstream/handle/10214/7724/Zetzl_Alexander_201312_PhD.pdf https://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/salsicha-feita-com-celulose-e-melhor-para-a-saude/


Made with Pingendo Free  Pingendo logo