Referência em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Seja Bem-vindo a CIALI

#CiciExplica - Será que existe diferença entre diet, light e zero?

Será que existe mesmo uma diferença entre o tal "light" , "diet" e "zero"? No post de hoje vamos responder essa pergunta que tanto é debatido nas rodas de conversas.

         Para os curiosos que vieram saber se realmente existe a diferença entre diet, light e zero, aqui está a resposta: tem e não tem. Diet, de acordo com a legislação, são produtos destinados para pessoas com doenças que possuem restrições dietéticas. Esse protudo é isento de algum componente normalmente utilizado para sua elaboração, como açucar e gosduras. Light é classificado como um produto que possui redução de algum nutriente em no mínimo 25%.São destinados comumente a indivíduos em dietas de emagrecimento. Já a designação zero é outro caso.

                    
           Os produtos zero, também são isentos de algum componente nutricional comparados a verção original do mesmo, mas não são direcionados á individuos com restrições alimentares. Podemos dizer que se trata de um produto diet por excluir totalmente um nutriete e ter a possibilidade de ser consumido por pessoas com doenças específicas, mas também light por atender os consumidores que procuram emagrecer.

            Consultando um marcado local da cidade de Ouro Preto, muito frequentado por universitários e moradores da Bauxita, observa-se os preços dos quilos de cada marca:

           Na legislação, zero, é apenas uma designação para ausência de algum ingrediente. Nem light, nem diet, zero só apareceu como uma jogada de marketing , de acordo com Julyanna Lisita Célico em artigo na revista FIB, que se foi aceito pelo publico e adotado por muitos fabricantes. São produtos espalhados pelos supermercados que frequentamos, mas é preciso ter cuidado ao comprar pois as vezes pode enganar. O Inmetro apresentou um estudo que testou produtos light e diet para saber se o que era declarado no rótulo realmente era o que o produto apresentava. Muitos falharam, assim, é preciso conhecer bem o protudo que será consumido.

Estudo Inmetro:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/prodLigthDiet1.asp#normas http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/prodLightDiet2.asp

Esperamos ter aguçado sua curiosidade. Até a próxima.

Fontes:
http://www.revista-fi.com/materias/69.pdf
http://portal.anvisa.gov.br/documents/%2033880/2568070/rdc0054_12_11_2012.pdf/c5ac23fd-974e-4f2c-9fbc-48f7e0a31864/

Made with Pingendo Free  Pingendo logo