Referência em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Seja Bem-vindo a CIALI

#CiciExplica - Podemos misturar bebidas fermentadas com destiladas?

          Para quem gosta de consumir bebidas alcoólicas viemos desmitificar um comentário bem comum: "não pode misturar fermentado com destilado". De acordo com o DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, uma bebida fermentada "é a bebida alcoólica obtida por processo de fermentação alcoólica" e uma bebida destilada "é a bebida alcoólica obtida por processo de fermento-destilação, pelo rebaixamento do teor alcoólico de destilado alcoólico simples, pelo rebaixamento do teor alcoólico do álcool etílico potável de origem agrícola ou pela padronização da própria bebida alcoólica destilada". 

          A frase não está correta pois o modo de obtenção do alcool das bebidas não influencia o modo que seu corpo vai lidar com a substância. O que realmente importa é a quantidade. A cada bebida alcoólica ingerida a quantidade de álcool é somada. 

          Assim, o que devemos ter atenção é o teor alcoólico da bebida pois, uma vez que consumida exacerbadamente, o fígado não é capaz de metabolizar a substância e causa intoxicação.  


Fontes:       https://super.abril.com.br/saude/e-proibido-misturar-fermentados-com-destilados/

                     http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/legislacao-1/biblioteca-de-normas-vinhos-e-bebidas/decreto-no-6-871-de-4-de-junho-de-2009-1.pdf

Made with Pingendo Free  Pingendo logo